Saúde
Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
Compartilhe:
A pílula do dia seguinte serve para impedir uma gravidez indesejada e pode causar alguns efeitos colaterais como menstruação irregular, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, tontura, náusea e vômito.
Os principais efeitos desagradáveis que a pílula contraceptiva de emergência pode provocar são:
- Náuseas e vômitos;
- Dor de cabeça;
- Cansaço excessivo;
- Sangramento fora do período menstrual;
- Sensibilidade nos seios;
- Dor abdominal;
- Diarreia;
- Menstruação irregular, podendo adiantar ou atrasar o sangramento.
Os efeitos colaterais podem surgir tanto na pílula de levonorgestrel de dose única, com um comprimido de 1,5 mg, como na dividida em duas doses, com dois comprimidos de 0,75 mg.
O que fazer
Alguns efeitos colaterais podem ser tratados, ou mesmo evitados, da seguinte forma:
1. Náuseas e vômitos
A pessoa deve alimentar-se logo depois de ingerir a pílula, de forma a reduzir as náuseas. Caso os enjoos surjam, pode-se tomar um remédio caseiro, como um chá de gengibre ou um chá de cravo-da-Índia com canela ou usar medicamentos antieméticos.
2. Dor de cabeça e dor abdominal
Caso a pessoa sinta dor de cabeça ou dor abdominal, pode tomar um analgésico, como o paracetamol ou a dipirona, por exemplo.
3. Sensibilidade nos seios
Para aliviar a dor nos seios, podem-se colocar compressas mornas, assim como tomar um banho com água morna e massagear a região.
4. Diarreia
Em casos de diarreia, deve-se beber muitos líquidos, evitar alimentos gordurosos, ovos, leite e bebidas alcoólicas e tomar chá preto, chá de camomila ou de folhas de goiabeira.
Quem não pode tomar esta pílula
A pílula do dia seguinte não deve ser utilizada por homens, durante a amamentação, gravidez ou se a mulher for alérgica a algum dos componentes do medicamento.
Além disso, é recomendado consultar o ginecologista antes de usar a pílula nos casos de pressão alta, problemas cardiovasculares, obesidade mórbida ou em caso de sangramento genital anormal ou de origem desconhecida.
É possível engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte?
Sim. Embora seja uma chance muito reduzida, é possível engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte, especialmente se:
- A pílula contento levonorgestrel não for tomada nas primeiras 72 horas após o contato íntimo desprotegido, ou a pílula contendo acetato de ulipristal não for tomada até um máximo de 120 horas;
- A mulher estiver tomando antibiótico ou outros remédios que diminuem o efeito da pílula.
- Surgirem vômitos ou diarreia até 4 horas após a toma da pílula;
- Já tiver ocorrido ovulação;
- Já se tomou a pílula do dia seguinte várias vezes no mesmo mês.
Em caso de vômitos ou diarreia nas 4 horas após a toma da pílula, a mulher deve consultar o médico ou farmacêutico porque pode ser necessário tomar nova dose da pílula para ela fazer efeito.
É importante ter em atenção que a anticoncepc?a?o oral de emerge?ncia na?o protege contra doenças sexualmente transmissíveis.